Sedirroll são biorrolos para o controle de sedimentos. A matriz orgânica dos biorrolos atua como elemento filtrante de sólidos em suspensão. São utilizados como barreiras para delimitar obras de movimentos de terras e em canais de drenagem para reduzir a velocidade de escoamento e a quantidade de sólidos em suspensão.

São cilindros de fibras longas de coco comprimidas. Essas fibras são estruturadas mediante uma rede de PP sem nós (Ø=3-4 mm e 45-50 mm de abertura de malha). O nível de compressão das fibras e, portanto, a densidade final do biorrolo, determinam suas possibilidades de aplicação. Os biorrolos para controle de sedimentos Sedirroll têm densidade de 80 kg/m². Os biorrolos se ancoram firmemente ao leito com estacas de madeira e dependendo das circunstâncias devem ser atados com cordas de resistência suficiente.

Sua densidade é ótima para assegurar a permeabilidade à água sem reduzir a capacidade de retenção de sedimentos. Essa característica é importante para evitar a formação de diques que poderiam colapsar ou para evitar a geração de processos erosivos a jusante dos biorrolos. Devido à plasticidade do material que os compõem, à variedade de diâmetros e à simplicidade da instalação, são uma solução econômica e adaptável a qualquer contorno e situação.

Os biorrolos oferecem as seguintes vantagens:

  • É um elemento construtivo facilitador e temporal (biodegradável).
  • Proteção significativa da base dos taludes.
  • Facilidade e economia de instalação.
  • Boa permeabilidade à água e capacidade de filtração de sólidos em suspensão.