A Geomanta Volumétrica Trinter tem a função de proteger o solo, atuar como sumidouro de pequenos elementos do solo e matéria orgânica, e estruturar de maneira unitária e resistente a cobertura vegetal.

A superfície do solo fica reforçada podendo suportar processos erosivos e altas tensões tangenciais devidas aos fluxos de água.

É um sistema especialmente indicado para proteger taludes de corte, canais, elementos de drenagem e linhas de água naturais. Em combinação com projeções de substrato, é uma solução de alto rendimento em taludes de baixa fertilidade e alta inclinação.

A configuração tridimensional do sistema permite o confinamento de substratos especiais e enriquecidos que assegurem o estabelecimento da cobertura vegetal. Normalmente estes substratos são projetados a alta pressão utilizando máquinas de hidrossemeadura.

A geomanta Trinter também pode ser fabricada com redes de alta resistência, Trinter-R. Este modelo de geomanta é útil em situações de instabilidades superficiais como, por exemplo, margens de canais terraplanados ou taludes pedregosos.