Bidim é um geotêxtil nãotecido 100% poliester fabricado pelo processo “spunweb” e consolidado por agulhagem, o que confere ao produto as propriedades Hidráulicas, Mecânicas e de Durabilidade para poder desempenhar as devidas funções de separação, filtração, proteção, drenagem planar e reforço nas inúmeras aplicações de obras de engenharia civil.

Bidim foi desenvolvido na Europa em 1967 e lançado no Brasil em 1971.

Hoje, várias obras com mais de 30 anos comprovam que Bidim é o geotêxtil que garante qualidade e segurança de sua obra.

FUNÇÕES

  • Filtração: permite rápida percolação da água, devido à sua textura porosa e permeável, retendo de maneira eficaz as partículas do solo.
  • Separação: evita que materiais com diferentes granulometrias se misturem, distribui melhor as cargas e permite o fluxo de água nos dois sentidos.
  • Reforço: aumenta a resistência do material de aterro/fundação, garantindo a transmissão dos esforços, devido à sua grande capacidade de interação com o solo.
  • Proteção: absorve as tensões localizadas, evitando danos por puncionamento ao material protegido.
  • Drenagem Planar: permite o escoamento de água e gases no plano da manta, aliviando as pressões neutras do solo.

 

 

APLICAÇÕES

  • Estabilização de Subleito

Bidim redistribui as tensões sobre solo de fundação e aumenta sua capacidade de suporte de carga, evitando a contaminação da camada de base por bombeamento de finos do subleito, diminuindo os recalques diferenciais.

Como benefício, obtem-se menor consumo de materiais granulares, menos interrupções do tráfego, sensível redução nos custos de manutenção e excelente relação custo/benefício ao longo do tempo.

  • Recapeamento Asfáltico

Instalado entre o pavimento antigo e a nova capa asfáltica, BIDIM retarda a propagação de trincas para a nova capa.

Como benefício, obtem-se significativo aumento da vida útil do recapeamento, ótima relação custo benefício a médio e longo prazo e redução na espessura de concreto asfáltico, para uma mesma vida útil projetada.

  • Muros e Talude Reforçados

BIDIM, intercalado com camadas de solo compactado permite a execução de taludes estáveis, com inclinações elevadas ou mesmo verticais.

Como benefício, obtem-se aproveitamento de materiais locais para execução do aterro, melhor ocupação do espaço disponível e baixo custo global comparado às soluções tradicionais.

  • Aterro sobre Solo Mole

BIDIM garante a estabilidade do aterro sobre solos moles. Uma ou mais camadas de BIDIM permite a execução de aterros mais altos, ultrapassando a altura crítica.

Como benefício, obtem-se mínima ou nenhuma remoção de solo mole e construção de bota-fora, economia de material de aterro para execução bermas de equilíbrio, maior coeficiente de segurança à ruptura generalizada e rapidez de execução.

  • Filtração e Drenagem

BIDIM substitui uma ou mais camadas de agregados naturais em sistemas drenantes em obras de barragens, canais, rodovias, áreas verdes, aterros sanitários e indústrias.

Como benefício, obtem-se maior economia de agregados naturais, alta velocidade de execução, baixo custo de instalação e a melhor relação custo/benefício ao longo do tempo.

  • Proteção de Geomembranas

BIDIM aplicado sob e/ou sobre a geomembrana ou mantas impermeáveis aumenta a resistência mecânica da impermeabilização evitando perfurações por puncionamento.

Como benefício, obtem-se maior vida útil do sistema impermeabilizante, redução da espessura da geomembrana e melhor relação custo/benefício ao longo do tempo.